A Profilaxia Pré-exposição (PrEP) ao vírus da imunodeficiência humana, o HIV, é uma estratégia de prevenção que envolve a utilização de um medicamento antirretroviral (ARV), por pessoas não infectadas, para reduzir o risco de aquisição do HIV através de relações sexuais. O medicamento ARV irá bloquear o ciclo da multiplicação desse vírus, impedindo a infecção do organismo.

Há duas formas principais de PrEP: a PrEP Oral em forma de comprimido e a PrEP Tópica em forma de gel. Os resultados iniciais dos ensaios clínicos de PrEP Oral indicam que essa estratégia de prevenção pode ser extremamente útil para a mudança de cenário necessária no combate  a infecção pelo vírus HIV.

A PrEP Oral baseia-se no uso de medicamentos ARV para a prevenção da aquisição do HIV e sua eficácia parcial foi demonstrada entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e heterossexuais. Intervenções de prevenção biomédica, como a PrEP, têm um grande potencial, especialmente se combinadas a testagem anti-HIV ampliada (mensal ou trimestral), diagnóstico e vinculação ao tratamento daqueles identificados como infectados pelo HIV.

Quem é elegível?

  • Homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres transexuais;

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;

  • Não ser infectado por HIV-1;

  • Ser disposto e capaz de fornecer consentimento livre e esclarecido* por escrito;

  • Possuir qualquer uma das seguintes evidências de risco para aquisição de infecção pelo HIV-1:

1.     Ter praticado sexo anal sem preservativo com 2 ou mais homens ou mulheres transexuais nos últimos 12 meses; ou

2.     Ter dois ou mais episódios de sexo anal com pelo menos um parceiro HIV+ nos últimos 12 meses; ou

3.     Ter praticado sexo com um homem ou mulher transexual e possuir diagnóstico de qualquer uma das seguintes doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses: sífilis, gonorreia retal ou infecção por clamídia no reto.

*Consentimento Livre e Esclarecido – Documento que o participante de pesquisa assina e data por concordar em participar voluntariamente e antes que qualquer procedimento do estudo seja realizado. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) contém todas as informações necessárias que o participante deve e precisa saber sobre o estudo qual irá participar. Informações como os objetivos, duração do estudo, medicamentos que serão utilizados, além dos riscos, benefícios,  direitos e  papel dos voluntários durante a pesquisa.

Saiba mais em: www.prepbrasil.com.br

Fonte: Prep Brasil